-
Arquitetos: AplusCon Architects
- Área: 520 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rungkit Charoenwat
-
Fabricantes: AutoDesk, Biowood, COTTO, GRAND HOME, SHINKOLITE, Tegola, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é composto por três volumes edificados, que estão ligeiramente separados entre si. No primeiro, o estacionamento foi colocado na frente, enquanto o segundo volume recebe uma área comum de lounge situada ao lado da área de estacionamento. O último volume diz respeito à área de academia e instalações. Os três componentes foram desenhados com contornos levemente curvos, seguindo o contexto do local.
A entrada é formada pela cobertura contínua entre o estacionamento e o edifício principal, o que dá uma abertura impressionante e estabelece uma transição para um espaço maior e em maior escala ao adentrar a área do salão comum.
A escadaria principal entre os edifícios intermediários em tamanho, garante a circulação vertical até a academia e outras instalações. Os edifícios principais se caracterizam por suas linhas triangulares e curvas, espaços de pé direito elevado e ligeiramente deslocados uns dos outros. No mais, eles estão conectados à escadaria ao ar livre que proporciona o fluxo de ventilação natural.
Além disso, o conjunto é coberto por uma clarabóia de estrutura aparente, que faz entrar uma luz dramática com sombras e diferentes efeitos luminosos durante o dia. A área de academia está localizada no segundo pavimento. Esta função foi elevada, a fim de fazer com que as pessoas que se exercitam possam contemplar o cenário do entorno através da piscina, entre os pinheiros.
Nórdico moderno, um conceito-chave do Housing Estate. A interpretação nórdica em direção ao ambiente moderno contemporâneo, feito pelo homem, é inspirada nos pinheiros que existem em todas as florestas do norte da Europa.
A forma triangular e orgânica foi inspirada na ponta dos pinheiros. Este atraente caráter da forma triangular alimentou a inspiração para o conceito principal do projeto. Várias estruturas triangulares de aço, duplicando de um lado para o outro, criam um espaço interessante. É atipicamente alto e vasto na base, mas ao mesmo tempo foi pensado para garantir uma percepção estável e segura para quem ocupa o espaço.
Além disso, é interessante notar como os elementos da estrutura contribuem esteticamente para o projeto. Eles funcionam em conjunto para sustentar sua própria estrutura. Este espaço único reflete genuinamente a engenharia e o projeto arquitetônico, assim como integra o fator "paisagem", representado pelos pinheiros como mote de inspiração.